Resumo do encontro

Postado em Atualizado em

Ux Book Club Porto Alegre

Nesta quinta-feira, dia 19/08/2010 aconteceu o primeiro encontro do UX Book Club Porto Alegre, onde nos reunimos ao redor das 20h no Café Bonobo para discutir sobre o livro Não me Faça Pensar do Steve Krug.

Estavam presentes Eduardo Gouvea (@edug21), Rafael Bandeira (@rafb3), Felipe Cabral (@felipebcabral), Felipe Barreto (@felipebarreto), Eduardo Moeller (@eduardomoeller) e Pedro Belleza (@pedrobelleza) além de algumas pessoas que assistiram eventualmente algum trecho da reunião através da transmissão que fizemos via Twitcam.

Não havíamos preparado nenhum roteiro nem nada para auxiliar na discussão. Deixamos o papo rolar solto e os assuntos foram surgindo no decorrer da conversa.
Começamos nos apresentando, cada um disse onde trabalhava, em que tipo de projeto atuava e aos poucos fomos relacionando os assuntos do livro com a vida prática de cada um.

E assim o bate papo foi se desenrolando. As vezes falávamos alguma coisa que havíamos lido no livro e outras vezes questões do nosso dia-a-dia, porém sempre tendo o tema usabilidade e desenvolvimento web como pano de fundo.

Entre um papo e outro, o Rafael Bandeira comentou sobre um projeto bem bacana que ele e mais um pessoal estão articulando, chamado Desconferência. Trata-se de um evento destinado a troca de informações e experiência sobre design, desenvolvimento, empreendedorismo entre outros. Se quiserem saber mais, visitem o site http://desconf.org/

Sobre o livro, de maneira geral, achamos que é uma excelente introdução ao universo da usabilidade/experiência do usuário, pois sua linguagem acessível e o uso de metáforas o torna agradável e de fácil entendimento. Por outro lado, seus 10 anos de idade começam a pesar um pouco, principalmente no que se refere aos exemplos demonstrados ao longo do livro bem como a falta de uma maior profundidade em alguns conceitos de navegação, encontrabilidade entre outros. Porém os conceitos básicos estão todos lá e continuarão válidos por muitos e muitos anos.

A única coisa negativa deste livro na verdade é sua versão brasileira (editora Altabooks), onde pudemos perceber, ao comparar com a versão original, uma qualidade inferior no que se refere a diversos aspectos como:
–  Impressão totalmente em preto e branco, fato que prejudica a visualização dos screenshots dos sites.
– Menor número de páginas em relação a edição original, conseguido através da diminuição do tamanho das fontes e da redução das margens.
– Falta de uma revisão técnica mais apurada, pois alguns termos aparentam ter sido traduzidos ao pé da letra.

Como se tratou de um primeiro encontro, podemos dizer que foi também uma espécie de experiência, pelo menos no que se refere a maneira de conduzir a conversa. Ainda estamos pensando em qual seria o melhor formato. Deixar a conversa livre ou elaborar previamente algumas questões. Talvez o mais adequado seja um formato misto, onde em um primeiro momento nos concentramos em responder algumas questões pré-definidas e pois deixamos o papo rolar solto.

Ainda no final do encontro fizemos o sorteio de um brinde muito bacana, uma caneca personalizada do UX Book Club Porto Alegre. O ganhador foi o Eduardo Gouvea. Como se não bastasse, ainda demos de presente cupons de desconto para compras de livros da área em duas ótimas editoras, conforme dito no post anterior.

Quanto ao próximo encontro ainda não temos nada definido. Chegamos a sugerir alguns livros mas no final não decidimos nada. Portanto a escolha da data e livro do será feito aqui pelo blog, da mesma maneira que fizemos para o primeiro encontro. A única coisa certa por enquanto é que será novamente no Café Bonobo, que além de muito agradável, se mostrou totalmente adequado as nossas necessidades.

Para finalizar fica aqui um muito obrigado, não só as pessoas que compareceram ao encontro como também as pessoas que de alguma maneira ajudaram, seja divulgando ou demonstrando interesse.

Para mais novidades continuem ligados aqui no blog e em nosso twitter e lembrem-se, qualquer idéia ou sugestão é bem vinda.

Enquanto isso, fiquem com as fotinhos do encontro:
http://www.flickr.com/photos/uxbookclubpoa/

2 comentários em “Resumo do encontro

    enzoz disse:
    16/09/2010 às 09:52

    Vocês já estão pensando em quando vai acontecer o próximo encontro?

    uxbookclubpoa respondido:
    16/09/2010 às 14:11

    Olá Enzo.
    Infelizmente ainda não programamos nada para o nosso próximo encontro.
    Pretendemos fazer isso nos próximos dias.

    Informaremos aqui pelo blog e pelo twitter.

    Muito obrigado pelo interesse.

    Abraço
    Pedro

    UX Book Club Porto Alegre

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s